5/12/2013

Livros

Uiara, uma lenda da Amazônia, na coleção Poemitos, meu primeiro livro infantil



UIARA, minha estreia na literatura infantil!

A Editora Casa Verde traz para o mundo dos livros a Coleção POEMITOS. UIARA é uma lenda da Amazônia, meu primeiro livro para crianças. Os outros mitos são UAKTI de Alexandre Brito, MEDUSA de Laís Chaffe, PERSEU de Ana Mello, VENUS de Christina Dias e CUPIDO de Marô Barbiere. Como o nome propõe, são livros inspirados na mitologia.  

Vem de muito longe minha paixão pelo universo indígena e pelos mitos brasileiros. A convivência com os Guarani e Kaigangs deixou histórias dormitando no meu imaginário. O convite da Laís Chaffe para integrar a coleção Poemitos foi a chance de despertá-las.
UIARA e UAKTI não foram escolhidos ao acaso - n
um formato vira-vira, os dois mitos "conversam" entre si. Tanto eu quanto Alexandre Brito, autor de UAKTI, temos estreita relação com a música. Os dois títulos se unem para resgatar da cosmogonia indígena essas fantásticas lendas relacionadas ao canto e ao sopro. UAKTI fala de um índio com buracos no corpo, como uma flauta orgânica ao sabor do vento. UIARA, ou Iara, traz com ela todo o encanto da floresta Amazônica, do Peixe-boi e da Vitória Régia. UIARA pretende levar o leitor para um mundo de descobertas. E os pequenos exploradores sairão desse mato de mãos dadas, ansiosos por embarcar numa viagem de verdade, para ver in loco as estrepolias do sagui-leãozinho, as plantas carnívoras (de nome droseras) e, quem sabe, ouvir uma ária tão maravilhosa, que  só o canto da Iara!

"arapongas dão marteladas
tocam gongo na mata
sinfonia de matracas
vibrando ao som de uma ária
que vem do canto da Iara"
Sandra Santos

livro: UIARA
autor: Sandra Santos
ilustração: Alexandre Oliveira
editora: Casa Verde
ano: 2011

coleção Poemitos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

pode gostar de...

Sandra SantosGatosMuseu do botao Arte erotica Codigo Coletivo

Traduzir