6/01/2013

Projeto Instante Estante de Incentivo à Leitura

Projeto Instante Estante de Incentivo à leitura - livros e e-books grátis!



Projeto Instante Estante de Incentivo à leitura:
curadoria e produção: Sandra Santos
Coleção INSTANTE ESTANTE - Castelinho Edições editores no Brasil: Sandra Santos e Alexandre Britoeditor no Chile: Leo Loboseditor na Argentina: Carlos Aldazábal


A Coleção Instante Estante é um projeto de incentivo à leitura da Castelinho Edições. O INSTANTE ESTANTE distribui livros novos, editados especialmente para o projeto. Os Livros chegam ao leitor gratuitamente, seja através da "Intervenção Urbana nas Capitais", seja pela distribuição em pontos de leitura e bibliotecas comunitárias. 

As intervenções Urbanas do Instante Estante já distribuiram livros em Porto Alegre: 120 livros durante a 56ª Feira do Livro, em 2010; em Brasília: 120 livros no Verão Literatura Brasília, em 2011; em João Pessoa: 80 livros no Agosto das Letras, em 2011; em Belo Horizonte: 120 livros na Intervenção Urbana da Praça Sete, em 2011; em Porto Alegre: 120 livros no estande da Câmara Municipal, 57ª Feira do Livro, 2011; no Forum Social Mundial 2012: 120 livros no Acampamento da Juventude, 2012.São editados de 300 a 450 livros por título. 

O Projeto acabou de lançar 16 Títulos na 58ª Feira do Livro de Porto Alegre, em 2012: Alexandre Brito, Alice Ruiz, César Pereira,  Fred Maia, Juliana Meira, Laís Chaffe, Lau Siqueira, Mario Pirata, Nydia Bonetti, Ricardo Portugal, Ricardo Silvestrin, Sandra Santos e Wilmar Silva (Brasil). Antonio Arroyo Silva ( Ilhas Canárias), E. M. de Melo e Castro (Portugal) e Leo Lobos (Chile).


Público na Tenda de Pasárgada para as atividades do Projeto INSTANTE ESTANTE de incentivo à leitura. Na programação: edição especial do programa UniVerso e a seguir lançamento dos livros da coleção, com vários autores presentes.






Eu e Heloisa Souza Pinto, abrindo as atividades da Tenda de Pasárgada: Programa Universo, lançamento e distribuição dos livros ao público presente. 





Os poetas Alice Ruiz, E. M. de Melo e Castro e Leo Lobos participaram do programa UniVerso, falando de literatura e lendo os poemas de seus livros do Projeto Instante Estante que estavam sendo lançados neste dia. 
A atividade foi uma parceria do Universo com o Instante Estante, através do Castelinho do Alto da Bronze, patrocinador do projeto e que viabilizou a vinda dos poetas a Porto Alegre.







Na mesa de autógrafos, da direita para a esquerda, os autores Ricardo Portugal, César Pereira, Laís Chaffe, Juliana Meira, Ricardo Silvestrin e Alice Ruiz. Não aparecem na foto, mas também estavam presentes, eu (Sandra Santos), Alexandre Brito, Leo Lobos, Mario Pirata, E.M. de Melo e Castro.




autógrafos concorridos na Tenda de Pasárgada!






mais notícias do projeto:

I - Instante Estante na Feira do Livro de Porto Alegre 2011


O Projeto Instante Estante recebeu o convite para montar a "Estante" no estande da Câmara Municipal de Porto Alegre, durante a 57ª  Feira do Livro, na Praça da Alfândega. Foram três encontros, com apresentação de vídeo, lançamentos, autógrafos e 140 livros da coleção distribuídos, gratuitamente, aos visitantes da Feira. 

Na foto, com os poetas Alexandre Brito e Mario Pirata




















a programação completa no site da Câmara Municipal de Porto Alegre



II - Entrevista sobre o Projeto Instante Estante na Rádio Inconfidência, no programa Tarde Poética


Estive em Belo Horizonte, com o Projeto Instante. A intervenção Urbana foi um sucesso. Mais de 100 livros de poesia na estante e um público leitor muito jovem e interessado em literatura. Como o Alexandre Brito estava visitando escolas da região, com seu livro Circo Mágico, fui auxiliada na instalação pelos poetas Wilmar Silva e Regina Melo, dois grandes nomes ligados a projetos de literatura de Minas Gerais. Regina criou o Museu Nacional da Poesia - ainda dedicarei um post só para ele - e Wilmar Silva é curador da Terças Poéticas, no Palácio das Artes. 
Também fui convidada a participar do programa da Débora Rajão, Revista da Tarde, onde falei sobre o Instante Estante. Na entrevista também presente o poeta americano Todd Irwin, lançando seu livro Canções Urbanas Vitais.









III - Você pode acompanhar as "Intervenções Urbanas Instante Estante" no youtube. Nas intervenções, os transeuntes se deparam com uma estante no meio da rua. Há uma placa incentivando a levar os livros para casa, um por pessoa, gratuitamente, e avisando que aquele INSTANTE está sendo filmado. 
Assista comigo todas as reações que uma estante de livros, assim colocada, é capaz de desencadear...





Nenhum comentário:

Postar um comentário

pode gostar de...

Sandra SantosGatosMuseu do botao Arte erotica Codigo Coletivo

Traduzir