2/25/2013

Fotografia

Mestres da fotografia - Os 30 Valerios de Valerio Vieira



Os 30 Valerios - fotografia fotomontagem de Valerio Vieira

Em 1839, em Paris, Daguerre realiza a mágica de reproduzir quados da vida real, usando uma lâmina de metal, exposição à luz e câmara escura. Seu "Daguerrótipo" popularizou-se no mundo todo e chegou ao Brasil pelas mãos do abade francês Compte, em 1840.
Mas já em 1833, um outro francês, o imigrante Hércules Florence, morador do interior paulista, conseguia capturar imagens com auxílio de uma câmara escura de fabricação caseira. Florence desenvolvia pesquisas com substâncias fotosensíveis, como nitrato de prata e cloreto de ouro, e fixava imagens em papel usando urina e amoníaco cáustico. Batizou sua descoberta como Photographie.
A arte conquistou muitos artistas brasileiros, como Marc Ferrez, um apaixonado da fotodocumentação, que fotografou cidades, ferrovias, fazendas, igrejas, paisagens, índios. Ferrez desenhou e mandou fabricar na França uma imensa máquina fotográfica, de 2 metros e 110 quilos, que comportava negativos de vidro com mais de 1 metro de largura e 8 quilos de peso.
Um outro apaixonado pela fotografia foi mestre Valerio Vieira, que também era pintor. Valerio Vieira realizou a primeira fotomontagem do Brasil: Os 30 Valerios, onde ele próprio se coloca em poses diferentes numa mesma foto representando nove músicos diante de vinte espectadores e alguns figurantes. O trabalho é de 1890. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pode gostar de...

Sandra SantosGatosMuseu do botao Arte erotica Codigo Coletivo

Traduzir