3/05/2013

Sandra Santos - Leitura crítica de Alexandre Brito

O poeta Alexandre Brito, um dos grandes escritores de literatura infantil na atualidade, tece algumas linhas sobre o meu haicai quebra-cabeça:

O Haicai quebra-cabeça é uma experiência lúdica que criei especialmente para a exposição “livros e não-livros” - sala Museu, Centro de Cultura Érico Veríssimo, Porto Poesia. A brincadeira deu certo e levei a experiência para outros eventos, como o Verão Literatura Brasília e a Festinha Cidade Poema no FestiPoa Literária 















O Haicai Quebra-Cabeça de Sandra Santos

Algumas das melhores idéias em arte surgem de forma inusitada. A partir de uma provocação do evento Porto Poesia, que acontece anualmente em Porto Alegre/RS, a poeta e artista plástica Sandra Santos teve de dar asas a imaginação e, literalmente, “quebrar a cabeça” para criar um “objeto-poético” para a Exposição Livros e Não-Livros, que aconteceria no Centro de Cultura Érico Veríssimo. O resultado foi um experimento lúdico, um jogo, uma brincadeira na forma de um quebra-cabeça onde as peças, coloridas, contendo versos isolados, independentes, à maneira de Haikais (5-7-5 sílabas), podiam ser combinados e recombinados formando poemas dentro dessa métrica e, nessas combinações, criar formas e desenhos com estes suportes. É interessante sublinhar que, nessa brincadeira de juntar versos, formar nexos, construir poemas, em muitos casos a junção das peças formava poemas que remetiam às origens do Haikai, o Tanka, formando poemas com versos de 5-7-5/7-5 ou 5-7-5-/5-7 sílabas, praticamente um Tanka, que, tradicionalmente tem 5-7-5/7-7 sílabas. A solução plástica, a brincadeira de linguagem, o exercício de nexos e a construção do poema, tudo dentro deste jogo lúdico de quebrar-cabeça e produzir sentido, encontrar arte, por si só, é uma descoberta genial e fascinante. Ao meu ver, essa sacada deveria correr mundo e ganhar as cabeças de gente pequena, média e grande. Parabéns Sandra!

Alexandre Brito " (você pode saber mais sobre haicai, lendo o texto na íntegra, aqui)


Mas, o que é o haicai quebra-cabeça?
A métrica é do haicai, cinco-sete-cinco. O leitor é incentivando a criar novas linhas de versos a partir da última, em todas as direções. Essa brincadeira tanto pode ter a forma de um quebra-cabeça como de um dominó, como vemos abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

pode gostar de...

Sandra SantosGatosMuseu do botao Arte erotica Codigo Coletivo

Traduzir