5/22/2013

Eventos de Literatura

Verão Literatura em Brasília 




Quem me acompanha nas redes sociais já sabe do que vou falar, pois o evento foi transmitido ao vivo pela Internet, via livestream, e “bombou”: 
 O 1º Verão Literatura de Brasília reuniu poetas, músicos, fotógrafos, artistas plásticos. Contou com lançamentos de livros, debates, exposições, música, videos, intervenções poéticas e urbana.
Para início de conversa, quem abriu a programação foi Hamilton Pereira, secretário de cultura, também conhecido como Pedro Tierra, e dono destes versos aqui
“a meu modo/ desorganizo as palavras/ para decifrar intervalos de silêncio/- neles reside o sentido da fala - / ou para conseguir dizer/ o que oculta o verbo -/da velha ordem.”

Antônio Miranda, diretor da Biblioteca Nacional, nos proporcionou um excelente debate: Quem lê poesia no Brasil? Luiz Turiba e Nicolas Behr debateram sobre Poesia na escola e Alexandre Brito propõe uma Literatura infantil para gente pequena, média e grande.








Também ocupei um horário da programacão para falar de cantigas de roda e da ludicidade do meu haicai-quebra-cabeça.








Um destaque para a exposição de revistas raras, do poeta e pesquisador Paco Cac, que também é o idealizador e realizador do Verão Literatura. Aqui, com sua filha e fiel escudeira Pilar de Freitas!








E na mala?
Na bagagem, presentes e “escambos” cometidos entre os poetas participantes: 
Do Turiba, sua poesia infantil e adulta. Do Ruiter, uma matriz de xilo e vários cordéis. Do Paco, além da carinhosa acolhida, um exemplar da revista “Urbana”, raridade, que era produzida por ele e Samaral. Do Fred Maia, a edicão luxuosa de “O rei do Baião”, Luiz Gonzaga. Do Nicolas, o mapa da cidade de Brasília, literalmente, e a gentileza de todos os trajetos.

Também conheci a pessoa maravilhosa de Ivan Presença, do Quiosque Cultural do Conic, onde o Verão brilhou em todo o seu esplendor. 












e aqui uma colagem de quase tudo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pode gostar de...

Sandra SantosGatosMuseu do botao Arte erotica Codigo Coletivo

Traduzir